Festivais Internacionais

10° FESTIVAL INDEPENDENTE DE TEATRO ÍNTIMO (FITI) - MÉRIDA/YUCATÁN /MÉXICO
E
EXTENSÃO INTERNACIONAL FITI  MORELIA/MICHOACAN/MÉXICO

 
 
O espetáculo Em Tempos de Paz  participou do 10° FITI, no México. O FITI é organizado pelo Grupo El Teatrito que faz parte do Projeto Cruzando Fronteras, que promove o intercâmbio de artistas independentes da América Latina e da Europa (Espanha e Portugal). 

O Grupo Refinaria de Theatro foi representado por Eduardo Coutinho (diretor), Gisele Jorgetti (atriz e dramaturga) e Luciana Souza (luz e som).


Para participação neste Festival, o Grupo Refinaria contou com o apoio do Ministério da Cultura através do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural da SEFIC.

Em Mérida o festival ocorreu entre 18 e 25 de março e também contou com a participação de espetáculos do México e da Espanha.
Além das apresentações de Em Tempos de Paz, os integrantes do Refinaria deram oficinas na Casa de la Cultura del Mayab.


Neste ano o FITI contou com a Extensão Internacional organizada pelo Grupo La Mueca, que foi realizada na sede do Grupo, em Morelia, Michoacán, entre os dias 28 e 31 de março. Presentes nesta extensão os Grupos El Teatrito/México, LaMordiente/Espanha e Refinaria de Theatro.
Foram realizadas duas apresentações de Em Tempos de Paz no dia 28, às 17h e 2oh. Além das apresentações, Gisele Jorgetti e Luciana Souza deram uma oficina para os alunos da Escola de Bellas Artes.






FESTIVAL INTERNACIONAL TEATRO HUEMUL (FITH)SANTIAGO/CHILE



Em Tempos de Paz foi espetáculo convidado para participar do 1° Festival Internacional Teatro Huemul (FITH) que aconteceu entre os dias 12 e 21 de dezembro de 2011.
Representando o Grupo Refinaria de Theatro, Eduardo Coutinho, Gisele Jorgetti e Luciana Souza. 
O Festival contou com a participação de espetáculos da Argentina, Colômbia, Espanha e de várias províncias do Chile.
Com a realização do FITH o Teatro Huemul, cuja construção data do início do séc. XX, voltou a abrir suas portas após anos de reforma.


Teatro Huemul
Para saber mais sobre os espetáculos participantes:


FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO ARRE 2011 TUCUMÁN/ARGENTINA

O Grupo Refinaria de Theatro - representado por Eduardo Coutinho, Gisele Jorgetti e Luciana Souza - apresentou o espetáculo Em Tempos de Paz no Festival ARRE 2011. O Festival aconteceu entre 20 e 27 de novembro de 2011.
Participaram também espetáculos da Bolívia, Cuba, El Salvador, Chile, Venezuela e vários espetáculos de diversas províncias da Argentina (Buenos Aires, Córdoba, Jujuy, La Pampa, Salta, Santiago, Santa Fé e  Tucumán).


Todos os espetáculos participantes receberam devoluções críticas  dentro da programação do Festival ARRE.







Assista à devolução do espetáculo Em Tempos de Paz:




VI FESTIVAL IBEROAMERICANO DE TEATRO
CUMBRE DE LAS AMÉRICAS
MAR DEL PLATA/ARGENTINA


Em dezembro de 2010 o espetáculo Em Tempos de Paz representou o Grupo Refinaria de Theatro no VI Festival Iberoamericano "Cumbre de las Americas" em Mar del Plata, Argentina. Gisele Jorgetti ganhou "Menção Especial pela Dramaturgia Corporal".


VI FESTIVAL INTERNACIONAL DE UNIPERSONALES LIMA/PERU

O ator  e mímico Eduardo Coutinho representou o Grupo Refinaria de Theatro no VI Festival Internacional de Unipersonales "Ni Tan Solos". 
O evento reúniu profissionais de 11 países entre os dias 8 e 30 de maio de 2010, em Lima, no Peru. Sendo um festival de solos, Coutinho apresentou a versão para um ator do espetáculo Professores Minus.