Quem Somos

O Grupo Refinaria de Theatro é o atual nome do Grupo Os Dois, que nasceu em 1998 com a montagem do espetáculo infantil Fala ou Não Fala?, de Newton Yamassaki e Eduardo Coutinho, como parte de sua pesquisa de Doutorado pela Universidade de São Paulo. No mesmo ano o grupo passa a fazer parte da Cooperativa Paulista de Teatro. Em 2001, a dupla estreia a performance de rua Os Dois. Neste ano, Guilherme Jorge entra para o grupo, se apresentando com Coutinho na temporada do infantil Fala ou Não Fala? no CCSP.
Em 2003 Valeska Nunes entra para o grupo na montagem de A Vontade, com Eduardo Coutinho e Guilherme Jorge. Em 2005, Fernando Vieira se junta ao grupo no espetáculo Caminhos do Coração, que estreia em 2007. Caminhos do Coração fez temporadas no SESC Santana e CCSP, foi apresentado na CPFL em Campinas, além de excursionar por SESCs do interior de São Paulo.
Em 2008 entra a nova integrante Gisele Jorgetti, mesmo ano em que o grupo é rebatizado e passa a se chamar GRUPO REFINARIA DE THEATRO. Esta mudança foi motivada pelo desejo de que o nome do grupo refletisse o seu refinamento artístico, tanto na depuração de suas escolhas artísticas, como em sua sofisticação técnica. E também pela intenção de organizar e potencializar a produção artística do grupo, possibilitando o aprofundamento da pesquisa da dramaturgia corporal, contribuindo com a cena teatral contemporânea.
Em 2009 foi criado o espetáculo de improvisação Professores Mimos, para locais não teatrais. Em 2010, Eduardo Coutinho apresentou a versão do espetáculo para um ator no ‘VI Festival Internacional de Unipersonales’ em Lima, Peru.
Em 2010 estreou o espetáculo Em Tempos de Paz, solo de teatro físico de Gisele Jorgetti com direção de Eduardo Coutinho.
Estão em processo de criação Samsara, o Ciclo das Ilusões, espetáculo solo de Newton Yamassaki, com direção de Eduardo Coutinho, e o projeto juvenil O (Uni)verso da Trupe, com direção de Valeska Nunes, tendo no elenco Eduardo Coutinho, Gisele Jorgetti e Luciana Souza, a mais nova integrante do grupo.


PESQUISA

O Refinaria de Theatro se dedica à pesquisa do texto corporal do ator em cena, isto é, a dramaturgia corporal. A preparação corporal dos atores tem como base as técnicas da Commedia Dell’Arte, do clown, da dança, do circo, do Aikido e, principalmente, da Mímica.
O processo criativo é colaborativo, usando o jogo e a improvisação como instrumentos na construção cênica. Os espetáculos e performances podem ser solos, em grupo, com ou sem palavras, com ou sem objetos cenográficos.
Esta pesquisa visa desenvolver uma dramaturgia do ator-mimo, na qual o eixo principal é o corpo. A fala, caso exista, constitui-se em mais uma das ações (ação vocal) do ator-mimo. O texto escrito pode ser já existente ou construído no processo. Portanto, a dramaturgia corporal é a linha de todas as ações (corporal e vocal). Nela, expressar emoções, ideias, contar histórias lineares ou não, construir personagens ou não-personagens, segue pressupostos específicos desta linguagem. Ela trabalha com a síntese. Ela induz, instiga, levando o público a emprestar sua imaginação, seus conteúdos próprios e suas emoções para criar a cena juntamente com o ator. Neste contexto o espetáculo permanece como uma obra aberta, feito, refeito e liquefeito durante o jogo ator-público; transforma-se em experiência e, como tal, é afetado pela maneira como é observado. O público torna-se corresponsável pelo espetáculo, co-autor do espetáculo.
O refinamento do trabalho corporal de cada ação, com detalhada precisão, é a marca dos espetáculos e performances do Grupo Refinaria de Theatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário